Publicado em 16/01/2019 11:55 Última edição 16/01/2019 11:55

Países com menos impostos na Europa e no mundo: saiba quais são

Fonte: Eurodicas

Países com menos impostos na Europa e no mundo: saiba quais são
Você sabia que existem países onde o valor do imposto é irrisório ou nem mesmo é cobrado da população? Acompanhe esse artigo e conheça os países com menos impostos no mundo e na Europa.

Países com menos impostos no Mundo: os 8 com menores cargas tributárias

Impostos são basicamente a quantia em dinheiro que os cidadãos pagam para o governo custear parte das despesas administrativas e serviços essenciais como segurança, saúde e educação.
A quantia paga em impostos e contribuições de segurança social varia muito entre os países e depende de uma série de fatores.
Anualmente o Fórum Econômico Mundial (FEM) divulga informações sobre as economias de vários países e a carga tributária de cada um deles.

Conheça a seguir os países com menos impostos do mundo e da Europa:

1. Brunei (FOTO)
Localizado no sudoeste da Ásia, sua independência econômica é garantida pelo petróleo.
As exportações, a produção industrial e as vendas não são taxadas, além de cobrar a menor taxa de impostos para empresas, cerca de 8,7%.
Nenhum dos cidadãos de Brunei paga impostos, a educação, saúde e moradia são totalmente gratuitas. Por isso, Brunei está no topo da lista de países com menos impostos no mundo.

2. Qatar
As receitas do Qatar provêm da produção e sobretudo da exportação de petróleo e gás. As operações realizadas neste setor estão sujeitas a cobrança de imposto de até 35%.
Apesar disso, não são cobrados impostos sobre vendas, capital ou patrimônio. Vale lembrar que a isenção de impostos não se limita apenas aos cidadãos naturais, mas a todos os residentes no país.
No entanto, os cidadãos descontam todos os meses um valor de até 5% do seu rendimento para a Segurança Social.


3. Kuwait
Sua riqueza e lucro também resultam da comercialização do petróleo e não há cobrança de qualquer tipo de imposto sobre o rendimento. Os cidadãos nacionais descontam cerca de 7,5% de seu rendimento salarial para a Segurança Social.
Consequentemente, a não cobrança de impostos levou o país a um alto déficit público.
Estrangeiros estão sujeitos a cobrança anual de uma taxa no valor de 173 dólares destinados a saúde.

4. Oman
Como o restante dos países do Oriente Médio, a maior parte de suas receitas provém da comercialização do petróleo.
Não há qualquer tipo de imposto sobre o rendimento individual do cidadão, apenas é descontado cerca de 6,5 % do seu salário para a Segurança Social.


5. Bahrein
Não existem impostos sobre ganhos de capital, vendas, propriedades, juros, dividendos ou honorários. Os cidadãos pagam uma taxa de 7% do seu rendimento para a Segurança Social.
Sua riqueza é gerada pelo petróleo e pela produção de hidrocarbonetos, que garantem 88% das suas receitas.

6. Arábia Saudita
Mantém os impostos baixos devido às receitas que recebe pela exportação do petróleo. Entretanto os cidadãos nacionais contribuem para a Segurança Social com até 9% de seu rendimento salarial.
Para as empresas que mantêm trabalhadores estrangeiros contratados é cobrada uma taxa de até 640 dólares, e este valor depende do número de estrangeiros contratados.

7. Emirados Árabes Unidos
País exportador de petróleo, vive exclusivamente dessa receita e não taxa os rendimentos de sua população. O serviço de saúde é gratuito e não é descontado do cidadão nenhum valor para a Segurança Social.
Das companhias petrolíferas é cobrado cerca de 55% de impostos corporativos.
As bebidas alcoólicas são taxadas em até 30%, no Dubai esse valor é de 50%.

8. Singapura
Singapura localiza-se no sudeste asiático e é considerado um dos países mais competitivos no ranking do Fórum Econômico Mundial. As taxas de impostos começam em 2% e a taxa de imposto de renda para pessoas físicas é de 20%.

Países com menos impostos na Europa

1. Andorra
Situado entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França, Andorra atrai muitos imigrantes. As condições de vida e de trabalho são boas, entretanto a isenção de impostos é um dos principais motivos para a permanência no país.
Os cidadãos contribuem com um valor de 5 % a 9% de seu salário para o fundo de Segurança Social. Os sistemas de saúde e educação são gratuitos e de excelente qualidade.Por isso, Andorra está no topo da lista de países com menos impostos na Europa.

2. Irlanda
País altamente competitivo e que tem atraído muitas empresas de tecnologia, devido as alíquotas de impostos para empresas serem baixas, cerca de 12,5%.
O país encontra-se em quarto lugar no ranking do Índice de Competitividade Tributária Internacional da Tax Foundation, formado por 35 países.
Segundo dados do Eurostat, em 2016 a Irlanda foi o país europeu que menos imposto cobrou dos cidadãos e empresas.
Ao todo, a soma dos impostos e das contribuições sociais representou 23,8% do PIB, porcentagem baixa no contexto europeu.

3. Mônaco
É um paraíso fiscal que atrai muitos estrangeiros, tanto que a maioria dos moradores não são nativos do local.
O lucro obtido com os cassinos é utilizado para custear as despesas do Estado e não há cobrança de impostos sobre o rendimento individual, mas vale lembrar que o custo de vida é altíssimo.
Uma contribuição média de 13% é cobrada dos cidadãos e destinada para a Segurança Social.

4. Suíça
Segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a porcentagem de imposto de renda pessoal cobrada na Suíça, está entre as mais baixas dos países industrializados ocidentais.
Em dados de 2017, um contribuinte suíço desembolsou cerca de 17% de seu salário bruto para impostos e contribuições de previdência. Vale ressaltar que isso é relativo porque a carga tributária depende do cantão e município em que se vive.
Entretanto, por mês, o cidadão suíço é obrigado a pagar um seguro de vida particular pois o país não oferece sistema de saúde pública.

5. Estônia
A Estônia é considerada um país modelo pelo Tax Foundation e segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) tem o código tributário mais bem estruturado.
O imposto de renda individual é de 20%, e acredite, as empresas não pagam imposto sobre os lucros que geram! Além disso, o imposto sobre o patrimônio incide sobre o valor do solo e rendimentos adquiridos no exterior são totalmente livre da cobrança de impostos.
Encontra-se entre os países que oferecem as melhores combinações entre carga fiscal e simplificação de regras fiscais.

6. Macedônia
É um pequeno país no sudeste da Europa, na região dos Bálcãs. É instável politicamente, mas tem uma das menores taxas de impostos do mundo. As empresas tem pouco acesso as linhas de crédito e pagam taxa de impostos inferior a 10%, a taxa de renda pessoal é fixada também em 10%.
Tenha mais informações sobre impostos nos países europeus neste site.

7. Luxemburgo
É considerado um paraíso fiscal devido a estabilidade política e econômica. As empresas estrangeiras pagam uma taxa de imposto muito baixa para enviar dinheiro para dentro e fora do país, além de receberem grandes incentivos fiscais. Por isso, Luxemburgo fecha a nossa lista dos países com menos impostos na Europa.