O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) teve sua origem no ano de 1992. Na década de 90 e virada do século XX, o país vivenciava grandes debates sobre como racionalizar o impacto dos tributos na atividade empresarial e do cidadão, e o IBPT difundia estudos e serviços orientados à modernas técnicas de planejamento tributário.
Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária no entendimento sobre um Estado eficiente.
Antevendo novos rumos na sua atuação institucional, o IBPT lançou em 2004 o tema “Governança Tributária” como pauta no meio acadêmico e empresarial, promovendo iniciativas nesta última década que referenciaram o IBPT como sinônimo de qualidade e excelência na elaboração de pesquisas de mercado e estudos tributários sob encomenda, nas análises feitas à sociedade sobre tributação e nos seus serviços prestados na seara do planejamento empresarial e setorial.