Levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que, do valor pago pelos consumidores nos presentes tipicamente mais comprados para o Dia dos Namorados, até 80% corresponde a impostos. Os dados têm como base o Impostômetro, painel instalado no centro histórico da capital paulista que mede em tempo real os impostos, taxas e contribuições pagos à União, estados e municípios.
É o caso dos perfumes importados, que concentram alta carga tributária: 78,99%. Isso significa que se o produto é vendido a R$ 400, aproximadamente, R$ 316 deste montante corresponde a impostos, taxas e contribuições.
Os artigos produzidos em território nacional, por sua vez, apresentam taxação menor, mas, mesmo assim, estão longe de não serem altamente tributados. A maquiagem nacional, por exemplo, possui carga tributária de 51,41%.
O economista da ACSP Marcel Solimeo lembra que a alta carga tributária não será o único desafio dos consumidores na hora de presentear seus namorados. “Tudo o que compõe o preço final do produto, especialmente neste ano, vai chamar a atenção também pelos efeitos da inflação em alta, que corrói o poder de compra dos consumidores”.
A lista de produtos que, normalmente, é mais demandada na data revela ainda que bebidas, como champanhe, vinho importado e nacional, são altamente taxados com 59,49%, 69,73% e 54,73%, respectivamente.
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