Mais de 40 veículos de comunicação da
Polônia organizaram um protesto, nesta 4ª feira (10.fev.2021), contra um novo
imposto sobre a receita publicitária.
A medida, de acordo com dezenas de
jornais, revistas, emissoras de TV e rádio, vai “estrangular as
finanças e reduzir a independência e a pluralidade editorial no país”.
As empresas articularam uma ação chamada “apagão de notícias”. Durante esta 4ª (10.fev), não publicarão notícias e reportagens.
“Seu site favorito deveria estar aqui.
Hoje, entretanto, você não lerá nenhum conteúdo. Descubra como será o mundo sem
mídia independente”, diz mensagem publicada na página principal dos veículos, sob fundo
preto.
A articulação das empresas de mídia
polonesas também publicou o manifesto “Mídia sem Escolha”. Eis a íntegra do texto, em inglês (971 KB).
“[O imposto] enfraquecerá ou
mesmo levará à falência alguns dos meios de comunicação que operam na Polônia,
o que limitará significativamente a capacidade da sociedade de escolher o
conteúdo que lhes interessa”, afirma o manifesto.
O projeto, determina cobrança de 2% a
15% das receitas publicitárias de veículos jornalísticos. Foi apresentado pelo
governo do partido nacionalista de direita Lei e Justiça (PiS).
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz
Morawiecki, disse que a arrecadação com o novo produto será usada para “apoiar
o sistema nacional de saúde, cultura e mídia livre”.
O novo tributo deve entrar em votação no Parlamento polonês ainda nesta semana. A maior parte dos legisladores pertence ao PiS, partido governista que está no poder desde 2015 e é favorável à medida.
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