Menos de duas semanas de o presidente Jair Bolsonaro anunciar, em uma de suas lives, o corte de impostos na importação de brinquedos, de 35% para 20%, o governo recuou.
A redução que passaria a valer a partir do dia 1º de dezembro foi fatiada e só vai chegar ao patamar prometido daqui a um ano. Até lá, patinetes, bonecas e carrinhos importados terão reduções escalonadas na tributação.
A alíquota passará para 30% em dezembro de 2020, 25% em junho de 2021 e 20% em dezembro de 2021.
O pedido para que a questão fosse analisada partiu da Hasbro, gigante americana, fabricante de jogos como Monopoly e brinquedos como as bonecas das princesas Disney.
Em sua manifestação ao Ministério da Economia, a companhia afirmou que o Brasil tem a terceira maior alíquota para importação de brinquedos de todos os países membros da Organização Mundial do Comércio, ficando atrás apenas de Argentina e Zimbábue.
Quem não gostou da mudança e estava brigando para suspender a redução foi a Abrinq (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos). Desde que a medida foi publicada em Diário Oficial, no último dia 5, a entidade buscava reverter a decisão do governo. Agora, tem uma vitória parcial.
A discussão para redução dos impostos foi discutida por cerca de um ano, em um processo que envolveu consulta pública, com participação da sociedade e setores interessados.
Um estudo feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas) mostra que a redução de tarifa levaria a uma queda média de 5,1% a 5,7% nos preços para o consumidor.
Na Bolsa, a empresa mais afetada diretamente pela mudança é a Estrela (ESTR4). Seus papéis são pouco negociados, sendo o volume médio diário de negociações 660 ações. Neste ano, os papéis acumulam uma queda de 28%, enquanto o Ibovespa registra uma queda de 9,5%.
Arrecadação federal fecha 2020 com queda de 6,91%
Pablo Di Si: 54% do preço do carro no Brasil é imposto e apoia redução
Revendas de carros devem recorrer à Justiça para barrar alta de ICMS
Lira: sem a PEC Emergencial, país entra em novo ciclo nebuloso
Doações podem reduzir o Imposto de Renda
Contribuintes isentos da declaração do Imposto de Renda 2021
Guedes aposta em vitória de Lira para reapresentar proposta de CPMF
Sem querer, auxílio emergencial revelou crescimento potencial do país
Imposto sobre cilindros de oxigênio aumentou antes de colapso no AM
MP investiga esquemas de sonegação de impostos no mercado de remédios