Publicado em 22/09/2020 12:00 Última edição 23/09/2020 13:20

Veto a redução de impostos para empresas pode causar desemprego em MG

Fonte: itatiaia.com

Veto a redução de impostos para empresas pode causar desemprego em MG

A prorrogação da desoneração tributária que começou a ser concedida em 2012 para empresa de tecnologia no Brasil foi aprovada na Câmara Federal e no Congresso Nacional, mas foi vetada pela presidência da República. O veto deve ser analisado pelo Senado na semana que vem, provavelmente no dia 30.

O governo trabalha pela manutenção do veto, mas segundo Fábio Veras, presidente do Sindicato da Indústria de Software de Minas Gerais, se isso acontecer, o setor vai encolher e, só em Minas, pelo menos 5 mil trabalhadores podem perder os empregos. Veras é o entrevistado desta segunda-feira do podcast Abrindo o Jogo, da repórter Edilene Lopes.

“O setor passa por um momento extremamente delicado e o Brasil precisa de tecnologia, aliás o Brasil tem sido sustentado pela tecnologia. Todos nós estamos usando o Zoom, Google Meet, Skype, os mecanismos de delivery que estão fazendo o comércio e a produção funcionar. A gente entende que nesse momento, de uma maneira não combinada, você mudar a regra do jogo em Minas, a gente está falando da possibilidade de 5 mil desempregados, ou seja, uma mesma empresa tem a perspectiva de mandar 10% do contingente embora se esse veto não for derrubado.”
De acordo com Veras, o setor de tecnologia também foi afetado pela pandemia da covid-19, já que está diretamente ligado a outros segmentos da economia que tiveram prejuízos causados pelo vírus.


“A gente tem uma perspectiva de um desemprego imediato por força de uma razão muito simples: a conta do fecha. O segmento teve queda de receita, como muitos segmentos, aumento da inadimplência, vários clientes procuraram pedindo para renegociar contrato e a gente teve que entender essa situação. Você imagina uma empresa que fornece software para o segmento automotivo, que teve uma queda brusca de vendas, uma empresa que tem uma gestão no segmento hoteleiro, são clientes que simplesmente perderam faturamento da noite para o dia com a covid.”A entrevista completa com Fábio Veras está disponível no Itacast, o site da Itatiaia nas plataformas digitais. Na íntegra, Veras fala sobre o mercado de tecnologia em Minas Gerais e sobre os planos do setor para Belo Horizonte, que estão sendo apresentados aos pré-candidatos à prefeitura da capital.