Publicado em 26/03/2020 10:33 Última edição 26/03/2020 10:33

CNI pede prazo extra de 90 dias para entrega das declarações do IR

Fonte: G1

CNI pede prazo extra de 90 dias para entrega das declarações do IR
Pedidos similares foram feitos por entidades como OAB e Sindifisco Nacional; Receita diz ainda avaliar a questão. Prazo atual termina em 30 de abril.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, defendeu nesta quarta-feira (25) a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) por 90 dias.

O prazo original, e ainda em vigor, é 30 de abril. Mas, com a pandemia do coronavírus, entidades defendem que muitos contribuintes podem enfrentar dificuldades para reunir os dados e preencher o formulário.

Em nota, a CNI afirma que o período adicional de 90 dias é necessário para que a economia volte à normalidade, e para que os contribuintes consigam obter todos os documentos necessários para preencher as declarações de forma correta.

A Secretaria da Receita Federal afirmou ao G1 que está avaliando a questão. "Entretanto ainda não há definição quanto a prorrogação do prazo de entrega das declarações de IR", disse.

Coronavírus: Receita avaliará se há necessidade de estender prazo para declaração do IR 2020

Outras entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), fizeram pedidos similares. A OAB também sugeriu a prorrogação por 90 dias, enquanto o Sindifisco propôs adiamento de um mês.

Restituição do IR
O pagamento das restituições é feito de acordo com a ordem de entrega das declarações, priorizando os idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Pelo calendário em vigor, as restituições serão pagas em cinco lotes, e não mais em sete, e o primeiro lote do IR será liberado em maio – até o ano passado, os lotes começavam a ser liberados em junho. Os outro quatro lotes de restituição neste ano serão pagos em junho, julho, agosto e setembro.