Publicado em 21/11/2017 11:59 Última edição 21/11/2017 11:59

Acadêmicos expõem produtos e custo dos impostos durante feira

Fonte: Diário de Balsas

Acadêmicos expõem produtos e custo dos impostos durante feira
O valor pago pelos brasileiros em impostos somente em 2017 ultrapassou R$ 1 trilhão, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

De olho nessa informação e para que os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis pudessem dividir o aprendizado com a comunidade externa e acadêmicos de outros cursos, foi realizada na sexta-feira (17) a Feira do Impostômetro, organizada pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Unibalsas.

Durante a feira, os acadêmicos fizeram exposição de produtos do dia a dia da população e mostraram quanto de imposto tem em cada um deles. Assim, os visitantes conseguiram avaliar o peso dos impostos por produto e o quanto economizariam caso não houvesse a cobrança da taxa tributária.

O montante pago em impostos, taxas e contribuições no país é destinado à União, aos estados e aos municípios.

Durante a feira os acadêmicos colocaram uma tela digital que transmitia em tempo real pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br) o valor arrecadado até hoje no país com arrecadação de impostos. Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.

O projeto da Feira do Impostômetro fez parte do processo avaliativo da disciplina Direito e Legislação Tributária que tem como professor Adson Melonio.