Publicado em 14/07/2016 11:32 Última edição 14/07/2016 11:32

ICMS é 18,3% do total dos impostos arrecadados

Fonte: MONITOR MERCANTIL/RIO DE JANEIRO

ICMS é 18,3% do total dos impostos arrecadados

O ICMS é responsável por 18,3% do total de tributos pagos pelos brasileiros. A constatação está em estudo encomendado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
O levantamento apresenta dados referentes ao valor de R$ 1 trilhão, registrado pelo Impostômetro da ACSP dia 5 de julho.“O ICMS é o tributo que mais arrecada e é também o mais complicado. Por ser estadual, existem 27 legislações diferentes que determinam como ele deve ser pago, o que dificulta a vida das empresas, especialmente das pequenas, que são grandes geradoras de empregos”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Para ele, a importância da arrecadação do ICMS para os estados justifica uma reforma para simplificar o sistema tanto para os contribuintes quanto para os próprios fiscos estaduais.
“A burocracia decorrente do ICMS resulta em alto custo e grande risco para os empresários”.
Segundo o estudo, a esfera federal fica com 59,63%, a estadual fica com 29,3% e, a municipal, com 11,07%. “Essa distribuição mostra que é preciso rever a divisão do bolo tributário, destinando mais dinheiro aos municípios, já que são eles que atendem às necessidades básicas da população. A excessiva concentração de recursos na União aponta a necessidade de rever o pacto federativo e descentralizar os tributos”, diz Burti.
Em segundo lugar no ranking tributário estão as contribuições previdenciárias federais, que responderam por 17,09% do montante de R$ 1 trilhão. Na sequência está o Imposto de Renda recolhido pela União, com 15,42%.