Publicado em 15/05/2020 10:42 Última edição 15/05/2020 10:42

Sindicato dos Contabilistas diz que arrecadação de tributos caiu 50%

Fonte: JM Online

Sindicato dos Contabilistas diz que arrecadação de tributos caiu 50%
Pandemia ocasiona queda brusca na arrecadação de tributos, conforme levantamento do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba (Sindicont). O problema prejudica a receita do município.

De acordo com o presidente da entidade, Marcos Antônio de Oliveira, o volume de recolhimento de impostos reduziu em aproximadamente 50%, segundo projeções baseadas nos dados de empresas atendidas por escritórios de contabilidade do município. “É uma perda muito grande”, analisa.

Segundo ele, a baixa arrecadação é observada em tributos federais, estaduais e municipais, como Imposto de Renda, INSS, Cofins, PIS/Pasep, ICMS, ISSQN, entre outros. “Esta queda é uma estimativa com base em nossos levantamentos junto às empresas”, revela o dirigente.

Ele informa que a baixa arrecadação reflete diretamente na receita do município. “E prejudica também a arrecadação do Estado e da própria União”, completa. Além disso, Marcos Antônio diz que, se o mercado não reagir, o problema pode se agravar. “O que estamos observando é grande perda de receita de todos os entes federados”, diz.

O Sindicont tem como projeção o crescimento do desemprego para agosto. Segundo o presidente, muitas empresas já utilizam a suspensão do contrato de trabalho e a redução dos salários dos funcionários, mas, com o fim do prazo da adoção destas medidas, a demissão será a única alternativa. “Uma projeção mais otimista depende da reação do mercado, com mais flexibilização das atividades do comércio e serviços para a retomada da economia”, avalia.