Publicado em 04/01/2019 14:00 Última edição 04/01/2019 14:00

Governo vai subir IOF e baixar alíquota do IR, diz Bolsonaro

Fonte: O Globo

Governo vai subir IOF e baixar alíquota do IR, diz Bolsonaro

Percentual cairá de 27,5% para 25%. Medida será anunciada oficialmente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes

Eduardo Bresciani e Mateus Coutinho

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro confirmou na manhã desta sexta-feira a redução no número de alíquotas de Imposto de Renda ( IR ) para pessoas físicas, conforme antecipado pelo GLOBO. Atualmente, são cinco faixas, definidas de acordo com o nível de renda. A alíquota máxima de 27,5% cairá para 25%. Haverá aumento do Imposto sobre Operações Financeiras ( IOF ) para quem tem aplicações no exterior. De acordo com o presidente, esse incremento será "mínimo".

- Essa questão (aumento do IOF), infelizmente, foi assinado decreto nesse sentido, para quem tem aplicações aí fora, para poder cumprir uma exigência de um projeto aprovado como pauta bomba, contra a nossa vontade. O Paulo Guedes anuncia hoje também a possibilidade de diminuir a alíquota do Imposto de Renda, porque no nosso governo tem de ter a marca de não aumentar impostos, porque essa medida, infelizmente, fui obrigado a tomar essa decisão - afirmou o presidente em sua primeira entrevista coletiva após tomar posse.

Perguntado sobre de quanto será o reajuste ele afirmou:

- O percentual é mínimo, é fração, não tenho essa informação aqui.

O aumento do imposto foi a solução encontrada pelo governo para garantir a prorrogação até 2023 dos incentivos fiscais concedidos às regiões Norte e Nordeste , aprovados pelo Congresso ano passado e sancionados por Bolsonaro na quinta-feira.

Bolsonaro falou aos jornalistas na Base Aérea de Brasília, onde foi realizada a cerimônia de posse do novo comandante da Força Aérea Brasileira Antônio Carlos Moretti Bermudez.

O presidente reafirmou ainda que a meta de sua equipe econômica é de não aumentar mais os impostos.

- A meta dada à equipe econômica é que não haverá mais majoração da carga tributária. Mais importante que tudo isso é desregulamentar, desburocratizar, tirar o peso do Estado de quem produz. Essa é a meta que em grande parte todas as medidas vão buscar.


Foto: EVARISTO SA / AFP