Para mostrar que o produto tem um preço mais acessível, o evento tem o objetivo de alertar e conscientizar o cidadão para a quantidade de impostos pagos
Com a intenção de apresentar a importância dos tributos à população, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) realizou, nesta quarta-feira (21), a 3ª edição do Dia Sem Imposto. Segundo os dados do impostômetro da Associação Comercial de São Paulo e do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), de janeiro deste ano até o mês de novembro, o brasileiro já pagou mais de R$ 2 trilhões em tributos.
O Brasil é um dos países que está na lista de maior tributação do mundo. Para mostrar que o produto tem um preço mais acessível, o evento tem o objetivo de alertar e conscientizar o cidadão para a quantidade de impostos pagos no ato de uma compra simples, além de mostrar como a realidade do peso do tributo impacta no bolso do cidadão. O evento ainda apresenta aos visitantes a sensação de consumir produtos sem a carga tributária. Entre os produtos que podem ser adquiridos sem impostos, estão cervejas, lanches, um iPhone e um automóvel.
Além dos produtos, o Dia Sem Imposto conta ainda com a palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg sobre 'Conjuntura Econômica e Tendências Nacional'. Segundo o jornalista, é importante debater o assunto em um momento em que a economia pode voltar a crescer. "Você gasta dinheiro para pagar ao governo, é preciso uma reforma tributária onde, para que todos se beneficiem e principalmente as médias e pequenas empresas que movimentam muito. A carga tributária precisa ser reduzida, a primeira coisa para isso é reduzir o tamanho do governo", afirmou.
O Dia Sem Imposto ocorreu até às 21h, na Casa da Indústria, localizada na Avenida Cruz Cabugá, 767, no bairro de Santo Amaro.
Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco