Publicado em 19/06/2020 11:36 Última edição 19/06/2020 11:36

Como funcionam os impostos nos Estados Unidos?

Fonte: Contábeis

Como funcionam os impostos nos Estados Unidos?
Quando olhamos os preços dos produtos de consumo nos estados unidos, ficamos intrigados, como é possível ser tão acessível à maioria dos produtos, enquanto aqui no Brasil tudo é tão caro. Saiba o porquê com o detalhamento de cada tributo nos EUA.

Quais são os impostos nos EUA?
Federal Income Tax (Impostos de renda federal)
Income tax (Impostos de renda estadual)
Sales Tax (Imposto sobre vendas)
Property Tac (Contribuição predial)
Abaixo vamos detalhar as características de cada tributo:

Federal Income Tax
O Federal Income Tax é o imposto de renda federal que incide sobre os ganhos dos cidadãos norte americano anualmente. Esse imposto representa a maior fonte de receita para o governo federal dos EUA e sua alíquota varia de 10% a 37% onde as mais altas são cobradas daqueles que possuem níveis de renda mais altos.

 Income Tax
Tributo que também incide sobre a renda anual, a diferença é que a alíquota desse imposto varia a cada região, sendo que alguns estados sequer exigem a taxa. Semelhante à Federal Income Tax, esse imposto também tem os Tax Brackets na maioria dos estados.

Sales Tax
Depois de entender como funcionam os impostos de renda federal e estadual, é hora de saber mais sobre o Sales Tax. O Sales Tax pode ser comparado ao ICMS pago no Brasil, mas diferente do país verde amarelo, cuja alíquota varia de estado para estado e também em relação ao produto, por lá a tributação é um pouco mais transparente.

Ao adquirir um produto no supermercado ou numa loja de departamentos, no momento do pagamento há a discriminação direta na notinha (cupom fiscal). E enquanto no Brasil essa tarifa varia também de acordo com o produto adquirido, por lá a taxa é basicamente a mesma para qualquer mercadoria e também sofre pouquíssima alteração de estado para estado. Veja algumas alíquotas:

San Francisco: 8,5%
Califórnia: 8,38%
Arkansas: 8,61%
Rhode Island: 7%
Indiana: 7%
Orlando: 6,5%
Miami: 7% (algumas regiões chegam a 6%)
Miami Beach: 7%
Chicago: 9,5%
Tampa: 7%
Wisconsin: 5%
Alabama: 8,45%
Nova York: 8,875%
Las Vegas: 8,25%
Contudo, nem todos os produtos são taxados pelo Sales Tax. Em alguns estados, por exemplo, não há cobrança para alimentos ou roupas, em outros há reembolso do valor do imposto para turistas internacionais.

 PROPERTY TAX
É um imposto cobrado anualmente pela posse de propriedade em cidades, condados ou áreas distritais designadas. É aplicada a todo tipo de propriedade, residencial, comercial e industrial, e calculada com base no valor de mercado do imóvel. A alíquota varia entre cidades, condados e áreas específicas, mas cada estado determina uma porcentagem máxima. O imposto bem semelhante ao nosso IPTU, que estamos acostumados a pagar anualmente.

 Resumo: Fica nítido que a tributação sobre o consumo nos estados unidos é bem mais baixa do que estamos acostumados do Brasil, com isso, o poder compra do norte americano é bem mais alto do que o nosso. Outro fator importante à simplificação dos tributos, vimos que existem apenas uns impostos sobre consumo e dois sobre a renda, aqui no Brasil temos cinco impostos sobre o consumo e com uma legislação tributária desorganizada e burocrática.

Imagem: Imagem de NikolayFrolochkin por Pixabay