Publicado em 07/04/2020 13:48 Última edição 07/04/2020 13:48

Conheça a diferença entre imposto, taxa e contribuição de melhorias

Fonte: Eu quero investir

Conheça a diferença entre imposto, taxa e contribuição de melhorias
Segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os brasileiros pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos em 2019. Esse dinheiro foi destinado aos governos federal, estadual e municipal. Em 2018, a carga tributária no Brasil atingiu o seu pico histórico de 35,07 do PIB (Produto Interno Bruto). Nessa época, cada brasileiro precisou trabalhar cerca de 128 dias apenas para quitar seus compromissos com o pagamento de tributos. Nessa matéria, você aprenderá a diferença entre imposto, taxa e contribuição de melhorias.

O que são tributos?
São o conjunto de impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios que formam a receita da União, Estados e Municípios. Existem dois tipos de tributos: 1-Diretos, quando os contribuintes arcam com a contribuição (caso do Imposto de Renda), ou 2-Indiretos, quando os impostos incidem sobre o preço das mercadorias e dos serviços vendidos. No Brasil, quase todos os produtos e serviços são vendidos com um conjunto de tributos incorporados no valor.

O que é imposto? 
Imposto é o dinheiro que os contribuintes pagam ao Estado para garantir o funcionamento de serviços públicos e coletivos.Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA  sobre a renda, como o Imposto de Renda e sobre o consumo, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que é cobrado dos produtores, e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é pago pelo consumidor.

Quando o imposto surgiu?
Encontramos relatos da cobrança de impostos desde o ano 3.000 a.C. Estudiosos encontraram evidências que os faraós coletavam impostos em dinheiro ou serviços da população, pelo menos uma vez por ano. A Mesopotâmia não fica atrás, escritos encontrados há 4.000 a.C descreviam como era esse tipo de cobrança.

Como surgiu o imposto no Brasil?
A cobrança de impostos no Brasil começa no século XVIII, quando Portugal ocupou nosso território. O primeiro produto explorado foi o pau-brasil. Nessa época, foi definido que deveria ser pago 1/5 das extrações do material. O primeiro imposto em nosso país foi cobrado pela Fazenda Real. Assim, toda arrecadação do Brasil, era entregue a Coroa Real.