Publicado em 12/04/2019 11:23 Última edição 12/04/2019 11:23

Prazo para destinação do Imposto de Renda segue até dia 30

Fonte: ACIF

Prazo para destinação do Imposto de Renda segue até dia 30
Franca tem potencial para arrecadar R$3,5 milhões diretamente na Declaração de Imposto de Renda de 2019; saiba como determinar para onde vai o seu dinheiro 

No dia 30 de abril se encerra o prazo para que o contribuinte faça a declaração de seu Imposto de Renda (IR). Neste momento, você terá a oportunidade de dizer à Receita Federal onde você quer que parte do seu imposto seja aplicada. Você poderá determinar que o seu dinheiro permaneça na cidade, contribuindo para fortalecer projetos que recebem apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para ter-se uma ideia, por meio deste fundo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pode subsidiar ações de 38 entidades francanas que desenvolvem projetos ligados à Saúde, Esporte e Cultura, por exemplo.

De acordo com levantamento da Receita Federal, Franca tem potencial para arrecadar R$3,5 milhões diretamente na Declaração de Imposto de Renda de 2019. É válido dizer que o valor destinado retorna ao contribuinte como aumento na restituição do IR ou redução do imposto a pagar.

“Vemos as entidades se esforçando para aumentarem seus recursos - com venda de pizzas, por exemplo - enquanto há esse montante que acaba indo embora de Franca”, afirma o vice-presidente do Conselho Deliberativo da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Paulo Zamikhowsky. “Muita gente não sabe, mas, é possível escolher qual entidade seu imposto vai ajudar. 80% da sua destinação vão exatamente para a entidade que você escolher, enquanto os outros 20% são designados para que o Fundo Municipal fomente projetos de entidades menores, que não recebem tantas destinações, mas que desenvolvem excelentes trabalhos”.

A ACIF, assim como a Assescofran (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região), o CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), o Uni-Facef (Centro Universitário de Franca), a Delegacia da Receita Federal em Franca, a Prefeitura Municipal e o CMDCAF, apoia a campanha de conscientização “Você Ajuda, mas quem paga é o leão”, responsável por conscientizar a população e incentivá-la a destinar.

Saiba como ajudar

Preencha a declaração normalmente informando rendimentos, pagamentos, doações, bens e direitos e dívidas. Caso a opção por tributação mais favorável for “Por Deduções Legais”, ou seja, “declaração completa”, é possível fazer a destinação ao Fundo. Para deduzir o valor integral destinado na declaração de Imposto de Renda, as pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido e as empresas até 1% do imposto normal. O valor destinado será devolvido a você como aumento na restituição do imposto ou redução do imposto a pagar.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3721-4918, e-mail cmdcaf@franca.sp.gov.br ou no site www.seufuturo.org.br.

Imagem: Negócio foto criado por yanalya - br.freepik.com