Publicado em 06/09/2018 10:32 Última edição 06/09/2018 10:32

Como posso reduzir a carga tributária de uma empresa?

Fonte: Rede Jornal Contábil

Como posso reduzir a carga tributária de uma empresa?
Como posso reduzir a carga tributária de uma empresa de maneira simples?

Muito além de elaborar um bom planejamento, o empreendedor deve se preocupar em manter seu negócio dentro da lei. Encargos trabalhistas, taxas e inúmeras obrigatoriedades devem fazer parte de um bom planejamento.
A alta carga tributária consome grande parte do faturamento de uma empresa. Empreendedores se perguntam: o que fazer para reduzir o pagamento de tributos que incidem sobre o negócio? Evasão fiscal não é a solução, pois além de ser uma prática ilegal, pode resultar no pagamento de grandes valores de multas e outras autuações.

Veja algumas dicas simples para reduzir a carga tributária da sua empresa:
Impostos, taxas, contribuições, enfim, a cobrança de tributos é uma forma encontrada pelo Governo para “abastecer” os cofres públicos. Em contrapartida, esses recursos deveriam voltar para a sociedade em forma de serviços públicos, mas não é bem assim que funciona.
De maneira simplificada, a carga tributária está diretamente relacionada a todos os tributos que a empresa é obrigada a pagar. Portanto, o empreendedor deve conhecer muito bem a legislação de cada um deles.
Uma gestão tributária adequada proporciona mais dinheiro para realizar outros investimentos ? os quais, inclusive, podem resultar em algum tipo de isenção ou redução de tributos.

Se você deseja se tornar um especialista na área da contabilidade tributária, ter um profundo conhecimento sobre às obrigações fiscais de uma empresa clique aqui e conheça um curso completo que vai ajudar você a se tornar um especialista na área tributária e à estar apto nas decisões na hora de pagar impostos e ficar em dia com a legislação.
Vejamos algumas dicas que podem ajudar você, empreendedor, a cumprir o pagamento de tributos e ainda reduzir a carga tributária.
Acompanhe:

Comece por um bom planejamento tributário
O planejamento é a melhor forma de reduzir a carga tributária, pois funciona como uma ferramenta preventiva para visualizar o problema antes da ocorrência do tributo.
Com um bom planejamento tributário, é possível avaliar o melhor enquadramento fiscal da empresa, que pode ser o Simples Nacional, o Lucro Real ou o Lucro Presumido.
Ao conhecer e identificar cada tributo que incide sobre o negócio, o empreendedor passa a ter maior controle sobre o fluxo de caixa e o balanço financeiro da empresa, o que possibilita estruturar estratégias lícitas para a redução da carga tributária.
Fique atento aos benefícios fiscais Isenções, abatimentos e deduções são alguns dos auxílios concedidos pelos governos federal e estadual para diferentes tipos de empresas e atividades.

O empreendedor deve ficar atento aos benefícios fiscais previstos em lei, de forma a reduzir o custo tributário do seu negócio. Por exemplo, é possível obter alíquotas reduzidas ou até mesmo zeradas de tributos federais como PIS, CSLL, IPI e IRPJ.
Além disso, nas circunstâncias de alguns estados é possível obter a isenção ou redução do ICMS. Geralmente, as prefeituras oferecem isenção total ou parcial por determinado período sobre o IPTU e ISSQN.

Documentação fiscal e tributária, quais manter e como consegui-los?
Terceirize atividades não essenciais
Atividades não principais — ou seja, aquelas que não são o foco de geração de receitas ? podem ser terceirizadas e reduzir a carga tributária do negócio.
Isso porque quanto mais funcionários na folha de pagamento, mais tributos o empregador precisa pagar e mais obrigações passam a existir.
No entanto, antes de sair cortando funcionários, é fundamental estabelecer um bom planejamento para não prejudicar a produtividade e a qualidade do atendimento aos clientes. Antes de qualquer decisão, é preciso definir quais áreas podem ser terceirizadas.
Conte com uma boa assessoria
Diminuir os custos que a empresa tem com o recolhimento de tributos pode ser mais complexo do que parece. Por isso, é fundamental contar com uma empresa que ofereça ajuda especializada em soluções fiscais e tributárias.
Por meio de uma boa consultoria e assessoria, é possível melhorar os processos e evitar multas que podem prejudicar o bom funcionamento da empresa e, na pior das hipóteses, causar seu fechamento.
Soluções tributárias devem ser observadas caso a caso para implementação e aproveitamento corretos dos tributos, reduzindo a carga tributária sem cometer nenhum crime.