Publicado em 07/05/2018 11:51 Última edição 07/05/2018 11:51

Impostos e energia são obstáculos para crescimento da indústria

Fonte: G1.com

Impostos e energia são obstáculos para crescimento da indústria

Levantamento foi feito pela Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto). Economista diz que a produção industrial vem de um ciclo negativo, mas começa a se recuperar aos poucos.
A carga tributária, o custo da energia e a competição desleal estão entre as principais dificuldades que os empresários da indústria no Tocantins enfrentam para crescer. O levantamento é da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto).

Nos três primeiros meses deste ano, a construtora na qual José Henrique Dahdah é sócio não cresceu. A empresa está estabilizada desde o ano passado e precisou fazer algumas mudanças para sobreviver a esse tempo de crise.

"Nós fizemos uma redução muito grande no quadro técnico, nós tínhamos definido no planejamento da empresa que entraríamos em obra a partir de um determinado valor, estávamos dentro desse planejamento. Mas com a retração da economia nós tivemos que rever tudo isso e hoje nós entramos em obra com valores bem pequenos também", comentou ele.
O relatório da Fieto, elaborado a partir de uma pesquisa feita com os próprios empresários, apontou que entre janeiro e março deste ano, a atividade produtiva do setor, alcançou só 51 pontos. Apenas um ponto acima do limite mínimo para que o índice seja considerado positivo.

Para a representante da federação, Amanda Barbosa, o crescimento foi tímido e ainda tem muito o que melhorar. "A gente teve uma leve evolução no dado, um cenário positivo com relação a atividade produtiva da indústria tocantinense, porém, em contrapartida, a gente teve um número de colaboradores reduzido".O economista Claudiney Leal explica que a produção industrial vem de um ciclo negativo, mas começa a se recuperar aos poucos. A tendência é que os índices subam a cada ano. "Uma coisa que é satisfatória para começar a decidir e utilizar é a questão tecnológica, novas fontes de matéria-prima e a tecnologia. Ele utilizar isso para ter um mix de produtos diversos para que ele melhore a venda dele".